segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Beduíno em cadeira de rodas é o mais novo doutorado em Física de Israel


Esta é a história inspiradora de um beduíno israelita que superou os obstáculos sociais e físicos para alcançar o seu sonho.
Entre os graduados que receberam os seus doutoramentos na Universidade Ben Gurion do Negev, um destacou-se.
Ramadan Abu-Ragila, de 34 anos, possui distrofia muscular, uma doença degenerativa que resulta em enfraquecimento crescente e degradação dos músculos esqueléticos. Ele está preso à cadeira de rodas e confia numa máquina de oxigénio para respirar.
Este residente da cidade de Segev Shalom, no sudeste de Beersheba, acaba de completar o seu doutoramento em Física, tendo-se especializado na difusão de partículas de água.
"Eu senti uma enorme satisfação em alcançar um objectivo que estabeleci para mim", disse Abu-Ragila ao Tazpit Press Service (TPS).
Abu-Ragila disse que estabeleceu esse objectivo no ensino médio. "As pessoas disseram-me que a Física era um assunto muito difícil, por isso decidi escolher esse curso. Eu achei que seria muito desafiador, mas os desafios não são algo de que eu me afaste".




Abu-Ragila não enfrentou os desafios sozinhos. O irmão Jihad, que é mais novo dois anos, assumiu a responsabilidade de ajudar o seu irmão mais velho a alcançar os seus objectivos.
"Um dia vi o Ramadan sentado em casa. Ele disse-me que se matriculou para estudar engenharia nuclear na universidade, mas não tinha como chegar a Beer Sheva. Eu decidi que iria ajudá-lo, e desde o primeiro dia de aulas até ao seu doutoramento, acompanhei-o. Ele foi o cérebro e eu forneci as pernas", disse Jihad.

Ramadan diz que a mudança da vida protegida de uma pequena aldeia beduína para o mundo da academia não foi uma transição fácil. "No início, foi muito difícil, o primeiro mês, o primeiro ano. Foram realmente difíceis", relatou Abu-Ragila.
"Eu entendi que a transição do ensino médio para a universidade não era nada simples. Mas felizmente eu tinha um ambiente muito favorável. O meu irmão Jihad, a minha família e amigos. Lentamente, acostumei-me. O meu sucesso é o sucesso deles", diz ele.
Superando obstáculos na vida
Abu-Ragila evita falar sobre como lidou com a sua condição física deteriorada em face das exigências rigorosas das suas tarefas académicas. Tudo o que ele está disposto a dizer é que nunca recebeu benesses especiais e foi sempre ensinado a acreditar nas suas capacidades "até  acreditar nelas eu mesmo".

As suas experiências ensinaram-lhe uma lição central na vida: "Quem quer que você seja e não importa qual caminho você escolha, haverá
sempre obstáculos. É nosso dever esforçar-mo-nos para superá-los". 
Tendo alcançado seu objectivo, Abu-Ragila não está prestes a parar por aí. Já se matriculou em estudos de pós-doutoramento no Instituto Technion- de Tecnologia de Haifa. "Da minha perspectiva, a próxima etapa para mim é servir a comunidade académica e continuar a desenvolver o meu campo de pesquisa para servir a Humanidade".

Por: Gili Eliyahu Adler / TPS via United With Israel



https://unitedwithisrael.org/es/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários temporariamente desactivados. As nossas desculpas.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.